quarta-feira, 16 de maio de 2012

Projeto Livro de Memórias 2009

Sem dúvida, este é o projeto que eu tenho um verdadeiro carinho pois foram com esses alunos que convivi mais tempo e foi nesse projeto que mais estudei, refleti e pensei em conjunto (na época com a equipe de professores de PCSA - Prática de Comunicação Social e Artes), principalmente com a Profª Loide.

Vou tentar esboçar rapidamente algumas aulas do projeto que envolveram artes plásticas. Este projeto foi escrito e apresentado no último encontro de professores de arte, promovido pela UERJ e UFRJ no ano passado.

O projeto "Livro de Memórias de Cabo Frio", tinha como objetivo criar um livro da turma, com os relatos de pais, avós e pessoas ligadas aos alunos sobre as memórias de sua infância e de como era a região há mais ou menos 30 anos atrás. Com isso, tínhamos um dia de leitura por semana onde as crianças adquiriam mais o hábito da leitura e o contato com diferentes tipos de livros e ilustrações. E uma vez por mês cada grupo de crianças tinha que apresentar o fruto de sua leitura para os demais.


Trabalhamos também a xilografia e a xilogravura, junto ao estudo da História do Papel, para que os alunos entendessem o processo inicial da escrita e da reprodução de desenhos. Foi uma atividade que eles gostaram muito.





Estudando a origem do papel tal como conhecemos atualmente, inventado na China, trabalhamos também com a produção de origamis (os tsurus) que foram espalhados por toda a escola para trazer a felicidade:




 Depois do contato com a leitura (escrita e visual), os alunos produziram suas próprias ilustrações com técnicas diferentes (hidrocor, lápis de cor, grafitte, etc) com desenhos de imaginação das histórias contadas por seus familiares.


Os alunos também produziram as suas próprias capas, o conteúdo interno era o mesmo mas cada um ganhou a sua capa personalizada:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar minha página! Deixe seus comentários e sugestões!