terça-feira, 15 de maio de 2012

Barroco I

Em 2009, estavamos estudando sobre o Barroco com os alunos do 1º ano do Ensino Médio e resolvemos levá-los ao Convento Nossa Senhora dos Anjos, onde hoje funciona o Museu de Arte Sacra da cidade de Cabo Frio. Dentro, existe o maior acervo de arte barroca da Região. Para nossa surpresa, a maioria dos alunos só conhecia o convento pelo lado de fora, nunca haviam entrado para visitá-lo.
Para saber um pouco mais sobre a sua história, é só visitar o site da prefeitura: http://www.cabofrio.rj.gov.br/nossasenhoradosanjos.aspx


Foram 3 professores: eu, de artes, uma professora de literatura e outro de história. Então foi um aulão interdisciplinar!


Depois de descobrirem a história do local, os alunos fotografaram a arquitetura do local para realizarem posteriormente uma atividade em sala de aula.


Nesta época, havia comprado o livro de David Hockney: "O conhecimento secreto", onde o artista faz uma teoria de que artistas como Caravaggio, do período barroco, utilizavam desde àquela época a projeção para realizar as suas pinturas realistas. 


Unindo a ideia de Hockney, sobre as projeções com o trabalho do artista plástico brasileiro Vick Muniz que também utiliza projeções e fotografias em seus trabalhos, propus aos alunos que realizassem trabalhos de arte efêmera com as fotos que haviam tirado.


Para contextualizar sobre a obra de Vik Muniz, utilizei o video do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=z1b_7GOoqtU já que nesta época o trabalho dele não era tão divulgado.


Aqui estão alguns resultados dos trabalhos dos alunos, utilizando materiais diversos como catchup, mostarda, açúcar, café e miçangas, que tinham disponíveis na escola:






                         






O resultado dos trabalhos também pode ser visto no slide:
http://www.slideshare.net/JuciellyVasconcellos/turma-1002


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar minha página! Deixe seus comentários e sugestões!