quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Arte Pública

Esse assunto é o tema do 1º Bimestre das aulas de Artes do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Resolvi fazer um pequeno vídeo com imagens de algumas obras de arte pública já que não encontramos muito material na rede. Coloquei também o movimento da Cow Parade que é o maior evento de arte pública do mundo e iremos desenvolver com os alunos um trabalho de artesanato, o "Pig Parade", que consiste em produzir pequenos porquinhos em papelagem e depois espalhá-los pela escola  ou tirarmos fotos deles em locais públicos, realizando pequenas intervenções no espaço.

O link para o vídeo é esse aqui ó:

https://www.youtube.com/watch?v=xLc51LOpNms

E esses aqui são porquinhos que eu fiz e levei como exemplo para eles: (Todos adoraram a ideia!) E depois ainda podem virar cofrinhos...




Material para a confecção do porquinho:

Jornal
Bola de soprar (bexiga, balão, papo)
Cola branca
Tinta guache ou acrílica
Massa corrida para parede (opcional)
lixa para madeira n.100

Passo-a-passo:

Primeiro, encha o balão e corte tirinhas de jornal. Vá passando cola branca diluída em água para aderir as tiras de jornal na bola. Faça cinco camadas de jornal sobre a bola e espere secar. Deixe de fora a parte em que a bola está amarrada. Na aula seguinte, retire a bola pelo espaço que você deixou. Cubra essa parte com camadas de jornal.
Há quem prefira pintar direto sobre o jornal. Eu prefiro passar uma ou duas camadas de massa corrida (acrílica para parede), depois lixar e pintar com a tinta acrílica.

Em breve, colocarei o passo-a-passo em fotos. Quem ficou na dúvida, é só procurar a técnica da papelagem na internet.

Arte Rupestre - Pré História


Trabalhei com o tema Arte Rupestre com as turmas de 6º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, além de uma classe especial de alunos de uma espécie de supletivo (6º e 7º anos juntos) que se chama Acelera, no Município de Armação dos Búzios.

Primeiramente, introduzi o assunto com um pequeno texto. Fiz um resumo dos textos dos sites:

http://www.brasilescola.com/historiag/a-arte-prehistoria-nos-periodos-paleolitico-neolitico.htm

http://www.infoescola.com/artes/arte-rupestre/

http://www.brasilescola.com/historiag/a-arte-rupestre.htm

Depois, mostrei algumas imagens das cavernas de Chauvet e Lascaux (na França) e Altamira (na Espanha). Ainda fizemos um paralelo com imagens encontradas nas cavernas brasileiras.


Caverna de Chauvet - França
Boqueirão da Pedra Furada - Piauí - Brasil

Marcações de mão, demarcação de território.


Após discutirmos as imagens, levei os alunos a questionar-se sobre as marcações de mão que apareciam nas rochas e principalmente no interior das cavernas. Fiz um paralelo com o grafite que seria na época atual uma forma de demarcação de território. 


Em seguida, realizamos a seguinte atividade:

Com o 6º ano, pedi para que circulassem a mão e depois esfregassem o giz de cera deitado na textura da parede. Depois, formaremos um grande painel dentro da sala.


Com os jovens da turma de aceleração e com o 1º ano do Ensino Médio, as marcações ganharam desenhos, formas abstratas e muita cor. Todos gostaram bastante da atividade.